O nome vem do francês "parcours", que significa "percurso". O parkour é um método natural de treinamento que consiste em deslocar-se no ambiente por um percurso, transpondo os obstáculos, naturais ou urbanos, da forma mais rápida e eficiente possível usando apenas as possibilidades oferecidas pelo próprio corpo e ambiente.
Para muitos pode ser definido como a arte de ser útil com o movimento.
Pode ser considerado completo, já que explora diversas características naturais do corpo humano: andar, correr, saltar, escalar, equilibrar... Além da parte mental, da visualização de cada movimento na mente para se obter um melhor desempenho.
A prática pode se tornar muito útil, já que com experiência os obstáculos do cotidiano se tornam apenas algo pequeno e fácil de ser ultrapassado, a ideia do treinamento é não deixar com que os obstáculos o impeça de passar, pode ser uma árvore, uma parede ou um buraco.
Desde o início da vida já existia algo similar, por natureza, os primeiros povos tinham que caçar para sobreviver, corriam, e escalavam para continuarem vivos, precisavam fugir de predadores e isso os fez preparados naturalmente.
É uma atividade difícil para treinar, e manter requer tempo e treinos frequentes. A parte psicológica pode prejudicar muitos praticantes, o medo e a insegurança são as principais causas da desistência. Porém, com muito treino esse medo pode ser superado, mas é claro que os limites devem ser respeitados, e cada pessoa deve conhecer o seu e em hipótese alguma ele será ultrapassado propositalmente.
A percepção dos praticantes a respeito do ambiente aumenta, assim como a percepção de distâncias, alturas e riscos. O parkour vem se tornando cada vez mais popular pelo mundo inteiro, e vem ganhando muito espaço na mídia, em comerciais, apresentações e em filmes.
O parkour surgiu na década de 80, na França. David Belle, usou inspirações no seu pai, um dos combatentes na Guerra do Vietnam, que usava alguma das técnicas do parkour (que naquela época não possuia este nome). David Belle então adptou essas técnicas e as batizou de "Parkour". Após isso, ele treinava a sua disciplina, e com muita dedicação e tempo, foi reunindo pessoas. Mais tarde ele apareceu em várias reportagens na mídia, então o parkour passou de desconhecido à uma disciplina praticada no mundo todo.
Filosofia
Por trás de cada salto existe um significado, uma filosofia. No parkour não existe nenhum tipo de campeonato, já que o objetivo dos praticantes é treinarem para si mesmos buscando controle e auto-superação.
A ideia central consiste em passar de um ponto A para um ponto B determinado, com a maior eficiência possível, mas de modo que seja possível voltar depois novamente para o ponto A, nem que seja necessário um ponto C.
As acrobacias vindas da ginástica olímpica, ou do circo acrobático, não estão ligadas ao parkour, porque vai contra a ideia de transpassar um obstáculo com a maior eficiência possível. Porém, a atividade acabou se difundindo e apareceu um novo estilo, o Free Running, que o objetivo se concentra mais nas acrobacias do que na rapidez e eficiência dos movimentos.
Muitos movimentos imitam movimentos de animais, desde o simples saltar do macaco, até o equilíbrio e a precisão dos gatos. É muito comum encontrar diversos tipos de exercícios com movimentos de animais, por causa das características únicas de cada tipo e pela ideia de manter o natural e o primitivo.
O parkour treina o corpo humano em todos os aspectos físicos e mentais, e o leva a situações extremas. O praticante aprende a dominar seu próprio corpo de maneiras diferentes, na hora de correr, saltar, escalar, medir alturas, distâncias e riscos. O medo que muitas vezes age como inibidor acaba se tornando algo secundário e diminui cada vez mais com os treinos.
É muito importante que cada praticante conheça seu próprio limite, e não tente ultrapassá-lo desnecessariamente em hipótese alguma. Se praticado equivocadamente pode trazer sérios prejuízos à saúde.
Os obstáculos são todos observados de perto antes de qualquer movimento. O praticante observa se há qualquer tipo de risco presente, se é muito liso, muito alto ou baixo, se tem um bom lugar para cair, confere se não tem pregos no muro, e se é seguro também para as pessoas que podem estar passando por perto, para não acabarem os dois se machucando, etc.
Movimentos
No parkour você utiliza movimentos naturais do corpo, como correr, saltar e escalar. Esses movimentos são muito variáveis, e é recomendável treinar a técnica básica de cada movimento para depois executar em uma "run". A repetição é muito importante para evitar ferimentos, e o praticante deve ter consciência de quais são seus limites, de o que pode treinar. Às vezes uma técnica ajuda a execução de outra.
Quais os riscos físicos ?
O parkour se torna uma disciplina que requer muita concentração e dedicação, devido ao fato de que uma pessoa pode sofrer sérios machucados caso execute uma técnica erroneamente. Certos movimentos necessitam de muita concentração e dedicação para serem executados. É preciso treiná-los antes, e quando o praticante adquire confiança no seu corpo e na sua mente, passa a executá-los.
Podemos pensar em um iniciante que tenta executar algo que está acima de seu domínio, neste caso, dependendo do risco do movimento, ele pode se machucar gravimente. É importante ter objetivos principais e mante-los acima de sua aparência, afinal, é uma luta contra você próprio, isso que torna o parkour uma disciplina tão cativante.
Vale lembrar que parkour é uma atividade autodidata (não existem aulas), você aprende as técnicas por meio de pesquisas ou por alguém que já treina que possa te ajudar e/ou tirar suas dúvidas. Mas é importante tomar cuidado para não ir mais longe do que seu corpo aguenta, ou você pode sofrer lesões irreversíveis.
Existem Competições ?
Essa é a parte legal do parkour, não existem competições.
O parkour é uma prática livre em que não existe competição, times, alguém pior ou melhor, nada disso. Você treina buscando auto-superação, confiança e fortalecimento físico.
Parkour, livre de competições...
Vocabulário:
tracer: pessoa que pratica parkour.
run: percurso onde você utiliza suas técnicas.
vault: movimento com o uso das mãos para transpor um obstáculo.
flow: é a fluência nos movimentos, simplesmente mover-se com agilidade e fluência.
Parkuor é um esporte radical?
ResponderExcluirSim
Excluir